Pode parecer estranho,mas as estrias são lesões - a pele se rompe quando há um estiramento muito intenso.O problema é muito comum na adolescência se o crescimento acontece rapidamente,ou na gravidez, por causa do ganho de peso.
Em mulheres é mais comum encontrar estrias nos flancos, coxas, glúteos, abdômen e nos seios. Acontece muito quando a mulher entra na puberdade, cresce muito rápido, ou ganha peso em um curto espaço de tempo. Na fase adulta, durante a gravidez podem aparecer estrias no abdômen e nos seios.
Já em homens é mais comum nos ombros, braços e costas. Os que se submetem a musculação excessiva ou abusam de anabolizantes são os mais propensos. Em homens o ganho de peso e o crescimento abrupto também são causas de estrias.
Alguns fatores que contribuem para o surgimento das estrias:
* Alterações do peso: emagrecer ou engordar de forma rápida e excessiva pode provocar o esticamento da pele.
* Problemas hormonais: o aumento da produção de estrógeno e progesterona podem fragilizar as fibras de colágeno e elastina, tornando mais fácil de serem rompidas.
* Genética: a elasticidade e a resistência da pele dependem das características hereditárias.
* Gravidez: se não houver controle de peso, a pele pode estriar.
Prevenção
* Manter o corpo bem hidratado sempre.
* Beber em média 2 litros de água diariamente.
* Fazer hidratação da pele com cremes e loções hidratantes. Esses cremes devem ser ricos em emolientes à base de colágeno, elastina, lipossomas, uréia e óleos vegetais. A melhor lubrificação melhora a resistência da pele contra a ruptura das fibras.
* Praticar exercícios físicos regularmente.
* Evitar a ingestão em excesso de doces e gorduras.
* Alimentar-se bem, ingerindo quantidades adequadas de frutas e vegetais frescos. A vitamina C presente nesses alimentos é um importante antioxidante e ajuda na formação das proteínas da pele.
Então meninas espero que vocês tenha gostado falei um pouco sobre as estrias e como tentar evitar.. Um beijo e até o próximo post !!