Páginas

16 de agosto de 2017

Dicas para ter aquela alimentação saudável

|
Olá meninas tudo bem? Depois de anos voltei né sentiram minha falta?? KKK, está acontecendo muitas coisas na minha vida logo mas vocês vão saber. Voltando o assunto hoje vim dá  algumas medidas simples que são o suficiente para que você consiga se alimentar bem e absorver os nutrientes necessários para a sua saúde. Com algumas dicas, você melhora muito a qualidade do que você consome.
Agora 14 dicas para se alimentar bem:

1. Consuma mais frutas, legumes e verduras

Esses alimentos são ricos em substâncias importantes para o corpo humano, tais como fibras, minerais e vitaminas. Os minerais e as vitaminas ajudam na manutenção do bom funcionamento do organismo como um todo, e as fibras regulam o funcionamento do intestino.

2. Inclua o feijão na sua dieta

O feijão é muito rico em ferro, o que ajuda no combate à anemia e faz com que o coração funcione bem. A combinação do feijão com o arroz faz cria uma mistura indispensável para uma alimentação saudável.

3. Diminua o consumo de sal

Aproveite para tirar o saleiro da mesa. Apesar do sódio ser essencial para o bom funcionamento do organismo, o excesso leva ao aumento da pressão arterial. Para evitar o consumo em excesso do sal, evite os temperos prontos. Troque-os pelas ervas frescas, que também realçam o sabor dos alimentos.

4. Reduza a quantidade de gordura dos alimentos

Os alimentos que possuem gordura aparente, como os salgadinhos, frituras e os embutidos devem ser consumidos no máximo uma vez por semana. Os assados e cozidos são mais saudáveis e podem ser consumidos com mais frequência que os gordurosos. 

5. Não pule as refeições

Jamais pule as refeições. Faça todas as refeições completas: café da manhã, almoço, jantar e os lanches entre cada refeição.

6. Coma devagar

Evite fazer as refeições com pressa, pois o seu organismo precisa de tempo para conseguir processar o que você ingere. As enzimas digestivas são produzidas por meio dos estímulos sensoriais, ou seja, ao comer rapidamente, a digestão será mais demorada.

7. Mastigue bem antes de engolir

O objetivo é tornar o alimento pastoso, para assim facilitar o processo digestivo. A ansiedade prejudica o controle da ingestão de alimentos, inibindo a satisfação e fazendo você comer mais. Mastigar bem faz com que você sinta a verdadeira saciedade fisiológica.

8. Não ingira líquidos com as refeições

A ingestão de líquidos impede que você mastigue bem os alimentos e atrapalha o seu processo digestivo, afetando a sua saciedade. Os líquidos podem ser ingeridos 30 minutos antes da refeição ou 60 minutos depois dela.

9. Estabeleça horários para as refeições

Ao estabelecer horários, o seu organismo funciona de maneira regrada, com ritmo, proporcionando estabilidade nutricional e hormonal.

10. Alimente-se a cada 3 horas

Ao comer de 3 em 3 horas, você controla a ansiedade por comer desesperadamente. Isso evita que você tenha surtos de compulsão alimentar.

11. Consuma alimentos integrais

A película que protege os grãos integrais possui vários nutrientes que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue, além de fornecer as fibras que ajudarão no funcionamento do intestino e no controle do colesterol.

12. Evite alimentos refinados

Os alimentos refinados também são chamados de brancos, pois não são integrais. Além de não terem mais a película que retém a maioria dos nutrientes, eles ainda passam por um processo químico que os deixam brancos. O consumo em excesso deles pode causar um desarranjo da flora intestinal.

13. Hidrate o seu corpo

Ao ingerir líquidos, preferencialmente a água, o seu corpo fica hidratado e consegue receber todos os nutrientes que necessita. A água ajuda a transportar os nutrientes para todas as partes do corpo.

14. Evite alimentos industrializados

Alimentos industrializados têm muitas substâncias químicas, que são responsáveis por aumentar o prazo de validade do que é perecível. Essas substâncias, na maioria das vezes, são estranhas e até prejudiciais para o nosso corpo.
É isso espero que vocês tenham gostado um beijo até mais!

Um comentário: